Vítimas das enchentes no RS podem solicitar segunda via de documentos perdidos de forma gratuita nos cartórios do estado

Os cartórios estão atendendo das 9h às 17h30, proporcionando um horário acessível para que as pessoas consigam regularizar sua documentação rapidamente. Além disso, a partir de segunda-feira (20), quatro postos fixos em Porto Alegre também passarão a atender gratuitamente as solicitações por esses documentos, proporcionando mais um local de atendimento para a população afetada pelas enchentes.
O Conselho Nacional de Justiça informou que os postos de atendimento estarão localizados em pontos estratégicos da capital gaúcha, como no Shopping João Pessoa, no Tudo Fácil Zona Norte, no Shopping Walling, no Foro Regional do Paternon e no Shopping Total. O funcionamento desses postos será das 12h às 17h, buscando atender o maior número possível de pessoas que necessitam dos documentos perdidos.
Além disso, a solicitação das certidões pela internet terá início em breve, no dia 31 de maio, através do módulo SOS RS da Central de Informações do Registro Civil (CRC). Essa iniciativa visa facilitar o acesso às segundas vias dos documentos para aqueles que foram afetados pelas enchentes, sem que precisem pagar por esse serviço.
Equipes também estão atendendo nos abrigos, possibilitando que aqueles que estão alojados nesses locais também possam solicitar uma nova via da documentação perdida. De acordo com o CNJ, quase 10 mil certidões já foram emitidas para os abrigados em Porto Alegre e no interior do estado, mostrando a importância desse serviço para a população atingida pelas enchentes.