
No início, os médicos alertaram para um prognóstico extremamente grave após o ex-primeiro-ministro eslovaco Robert Fico ter sido alvejado no abdômen. Esse tipo de ferimento costuma ser fatal, porém, os profissionais responsáveis pelo seu atendimento conseguiram reverter essa situação crítica e estabilizar o quadro do paciente.
Apesar da melhora inicial, Fico ainda enfrenta um grande risco de complicações, conforme informou Kalinak. O corpo humano reage de maneira muito séria a ferimentos por arma de fogo, o que pode acarretar uma série de problemas que perduram por cerca de 4 a 5 dias, ou seja, ao longo do dia de hoje e amanhã.
As chances do ex-primeiro-ministro ser transferido para a capital, Bratislava, nos próximos dias são consideradas improváveis, de acordo com as informações fornecidas.
As autoridades locais divulgaram que o suspeito do atentado é um ex-segurança de shopping center de 71 anos, conhecido por suas três coleções de poesia.
Desde que reassumiu o cargo de primeiro-ministro em outubro, Fico implementou rapidamente mudanças políticas no país, o que gerou críticas de seus opositores, que classificaram tais ações como uma tomada de poder. Entre as medidas adotadas por seu governo estão a redução do apoio à Ucrânia no conflito com a Rússia e investimentos na modernização da emissora pública de televisão. Os críticos expressam preocupação com a liberdade dos meios de comunicação no país.
Por Bernadett Szabo e Jan Lopatka