
Max Verstappen faz história ao conquistar pole position em homenagem a Ayrton Senna
Em um dia marcante para o automobilismo, o piloto holandês Max Verstappen, de apenas 26 anos, alcançou a pole position no Grande Prêmio de Imola. A conquista ganha um significado especial ao ser associada a Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1.
“Faz 30 anos que ele morreu. Então, claro, estou muito feliz de conseguir a pole aqui. E de uma forma que seja uma boa lembrança dele”, afirmou Verstappen, cujo pai, Jos, estreou na Fórmula 1 na mesma temporada de 1994 em que Senna nos deixou.
Ayrton Senna ainda é lembrado como o terceiro maior pole positionista da Fórmula 1, com 65 conquistas. Verstappen, agora com 39 poles, segue em ascensão e se aproxima dos recordistas Lewis Hamilton e Michael Schumacher.
O momento de homenagem a Senna se estende também ao pódio da corrida, onde os três primeiros colocados receberão um vinho espumante jeroboam especial Ferrari Trento, que será leiloado em prol da Fundação Senna.
Nas arquibancadas e nos arredores do circuito de Imola, as lembranças de Senna são marcantes, com fotos desbotadas e homenagens deixadas pelos fãs. O legado do piloto, que faleceu aos 34 anos, continua vivo e inspirando novas gerações de pilotos.