
Em algumas, o galão de 20 litros estava sendo vendido a R$ 80.
Ministério Público do RS, em nota
Onda de frio no RS
As denúncias são feitas pelo email precoabusivo@mprs.mp.br. “O consumidor precisa ter um canal rápido para denunciar quando se depara com um produto comercializado acima do preço, ainda mais nesse momento de crise”, diz o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.
Além do abuso de alguns comerciantes, os gaúchos enfrentam uma onda de frio. Metade dos 621 abrigos no estado precisam de cobertores, segundo o Observatório do Desenvolvimento Social. Eles abrigam 49.716 pessoas em 76 cidades.
Até o momento, 155 pessoas morreram. São 461 municípios e 2,3 milhões de pessoas afetadas diretamente, segundo o governo estadual.
Pela manhã, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou assistência a animais resgatados. Mais de 12 mil foram retirados de áreas alagadas ou ilhadas.
Uma onda de frio atinge o estado do Rio Grande do Sul, desencadeando uma série de problemas para a população. Além do frio intenso, os gaúchos enfrentam ainda abusos de alguns comerciantes que estão vendendo produtos a preços abusivos. Segundo o Ministério Público do RS, em algumas regiões, o galão de 20 litros de água estava sendo vendido a R$ 80, o que configurou uma prática abusiva.
Para lidar com essa situação, o Ministério Público criou um canal de denúncias através do email precoabusivo@mprs.mp.br, para que os consumidores possam reportar casos de produtos com preços abusivos. O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho ressaltou a importância desse canal de comunicação em tempos de crise, para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados.
Além dos problemas relacionados aos preços abusivos, a onda de frio tem afetado diretamente a população. Segundo dados do Observatório do Desenvolvimento Social, metade dos 621 abrigos no estado estão precisando de cobertores para abrigar as 49.716 pessoas em situação de vulnerabilidade em 76 cidades. Até o momento, 155 pessoas perderam a vida devido ao frio extremo, afetando 461 municípios e 2,3 milhões de pessoas.
O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou pela manhã medidas para assistir animais resgatados, sendo mais de 12 mil retirados de áreas alagadas ou ilhadas. A situação no Rio Grande do Sul exige uma ação rápida e eficaz para garantir o bem-estar da população e dos animais afetados pela onda de frio.