DestaqueUOL

Enchentes no Uruguai colocam população em risco e obrigam evacuação em cidades próximas às fronteiras, afetadas pela cheia do Rio Uruguai.

Enchentes no Brasil, Argentina e Uruguai

O Brasil não é o único país passando por dificuldades provocadas por inundações nos últimos dias. Tanto na Argentina quanto no Uruguai, mais precisamente em cidades próximas às fronteiras, fortes chuvas e a cheia de rios colocam a população em risco e obrigam famílias inteiras a abandonarem a própria casa.

Enchentes no Uruguai

De acordo com uma estimativa feita recente pelo Sistema Nacional de Emergências (Sinae), 522 pessoas foram direcionadas a abrigos pelo poder público e 2.830 partiram para a casa de parentes ou amigos por conta própria. Até o momento, Paysandú, Durazno, Salto, Artigas, Rocha, Soriano, Cerro Largo, Treinta y Tres e Tacuarembó são, respectivamente, as regiões mais afetadas pela vazão do Rio Uruguai, que nasce na Serra Geral, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para ter uma noção, o nível da água chegou a 8,86 metros, acima do nível de segurança (cerca de 6,50 metros).

Enchentes na Argentina

Assim como no Uruguai, a Argentina também enfrenta sérios problemas com as enchentes. Regiões como Corrientes, Entre Ríos e Buenos Aires estão sofrendo com as fortes chuvas e o transbordamento de rios. As autoridades locais já contabilizam milhares de desabrigados e desalojados, além de prejuízos materiais e econômicos para a população afetada.

Enchentes no Brasil

No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também estão lidando com enchentes e deslizamentos de terra devido às chuvas intensas. Famílias inteiras estão sendo retiradas de áreas de risco e abrigadas em escolas e ginásios públicos. Os danos materiais são expressivos e o governo já mobilizou equipes de resgate e assistência às vítimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo