DestaqueDiário do Rio

TRE-RJ decide nesta sexta-feira sobre cassação de Cláudio Castro e cúpula da política no Rio em caso de desvios em órgãos públicos.





Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) agendou para esta sexta-feira (17/05), o julgamento dos pedidos de cassação do mandato do governador Cláudio Castro (PL). As acusações envolvem possíveis desvios no Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em 2022.

Além do governador, a Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) solicitou a cassação do vice-governador, Thiago Pampolha (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa do estado (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), e outras 11 pessoas.

Enquanto isso, o governador Cláudio Castro está em viagem aos Estados Unidos, participando de encontros com empresários promovidos pelo grupo Lide. Sua volta ao país está prevista apenas para sábado, 18.

Os procuradores regionais eleitorais Neide Cardoso e Flávio Paixão, ao requererem a cassação da cúpula política do Rio, alegaram que os acusados cometeram “ilícitos eleitorais de abuso de poder político, econômico e condutas vedadas, visando utilizar a máquina pública em benefício próprio e obter vantagens financeiras ilícitas com recursos públicos, garantindo assim a reeleição ao Governo do Estado nas Eleições Gerais de 2022”.

Além dos mencionados, o MPF também pediu a cassação de Áureo Ribeiro (deputado federal), Max Lemos (deputado federal), Leonardo Vieira Mendes (deputado estadual), Gutemberg de Paula Fonseca (suplente), Bernardo Rossi (secretário de Ambiente e Sustentabilidade do RJ) e Marcos Venissius da Silva Barbosa (suplente).

A ação requer que todos os acusados, exceto Thiago Pampolha, se tornem inelegíveis por um período de 8 anos a partir das eleições de 2022. A exclusão de Pampolha da lista de pedidos de inelegibilidade se deve ao fato de ele ter ingressado na chapa de Castro apenas 20 dias antes das eleições de 2022

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRE-RJ decide nesta sexta-feira sobre cassação de Cláudio Castro e cúpula da política no Rio

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) está agendando para esta sexta-feira o julgamento dos pedidos de cassação do mandato do governador Cláudio Castro. As acusações que envolvem possíveis desvios em órgãos públicos do estado estão causando grande repercussão.

A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) solicitou não apenas a cassação de Castro, mas também do vice-governador Thiago Pampolha, do presidente da Alerj Rodrigo Bacellar e outros 11 envolvidos. As alegações apontam para ilícitos eleitorais que visavam beneficiar a reeleição do governador nas eleições de 2022.

Enquanto o governador está nos Estados Unidos em compromissos empresariais, a população aguarda ansiosa pelo desfecho desse julgamento que pode mudar o cenário político do estado. Caso as cassações se confirmem, a vida política destes envolvidos pode sofrer grandes reviravoltas.

Os pedidos de cassação incluem não apenas políticos, mas também suplentes e secretários de governo, demonstrando a gravidade das acusações. A exclusão de Pampolha da lista de inelegibilidade ressalta a rapidez com que o vice-governador se uniu à chapa de Castro nas últimas eleições.

Em meio a essa turbulência política, o TRE-RJ terá a responsabilidade de decidir o futuro de diversas figuras importantes da cena política do Rio de Janeiro. A população aguarda com expectativa o desfecho desse processo que pode impactar significativamente o rumo do estado nos próximos anos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo