
Desde 1º de janeiro de 2013 até esta semana, não havia sido registrada nenhuma morte relacionada ao sarampo na província.
Causado por um vírus altamente contagioso, transmitido pelo ar e que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos, o sarampo pode ser prevenido com duas doses de vacina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 milhões de mortes foram evitadas desde 2000.
O primeiro-ministro Justin Trudeau atribuiu parte dos recentes surtos de doenças infantis evitáveis à “crescente hesitação em relação às vacinas” na última década na América do Norte e em todo o mundo.
Em fevereiro, a OMS alertou que mais da metade dos países do mundo estará em alto ou muito alto risco de surtos de sarampo até o final do ano, a menos que medidas preventivas urgentes sejam adotadas.
Ontário, a província mais populosa do Canadá, registrou 22 casos de sarampo até o momento neste ano. Segundo a PHO, em 15 desses casos a fonte de infecção foi atribuída a viagens. Entre 2013 e 2023, Ontário registrou pelo menos 101 casos da doença.