
Risco de alagamento é baixo, segundo Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o risco de alagamento é baixo na região. Além disso, também foi destacado que as chances de cortes de energia elétrica e quedas de árvores são mínimas, de acordo com o órgão responsável pela previsão do tempo.
O aviso de possíveis alagamentos e transtornos é válido até as 10h deste sábado (18). Segundo o Inmet, o perigo potencial é o mais leve dos três níveis de alerta emitidos pelo instituto.
Após a água baixar em Porto Alegre, começaram a ser observados sacos de lixo, móveis estragados e entulhos nas ruas da cidade. Imagens da agência de notícias Reuters mostram o acúmulo de sacolas no Rio Guaíba na segunda-feira (13), e registros mais recentes revelam ripas de madeira e outros objetos flutuando em áreas ainda parcialmente alagadas.
A prefeitura informou que foram retiradas 119 toneladas de entulhos das vias públicas. Partes dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus já foram limpas por 70 garis que atuam para normalizar a situação. A previsão é de que a limpeza seja realizada conforme a diminuição do nível da água na região.
Situação hidrológica do estado
De acordo com as últimas medições, o nível do Rio Guaíba era de 4,73 metros às 6h desta sexta-feira (17). Esse valor representa uma queda de 25 centímetros em relação ao mesmo horário de ontem, mas ainda está 1,73 metro acima da cota de inundação estabelecida.