Agência BrasilDestaque

Prazo final para convocações por meio da lista de espera do Fies encerra nesta sexta-feira às 23h59, com mais de 112 mil vagas disponíveis.

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo final para as convocações através da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024. O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo originalmente previsto para 30 de abril, atendendo às solicitações dos estudantes que almejam ingressar no ensino superior com o auxílio do financiamento subsidiado pelo governo federal.

O Fies é um programa que disponibiliza financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Segundo as regras do programa, os candidatos são pré-selecionados na lista de espera quando uma vaga, que originalmente tinha sido destinada a outro candidato em convocações anteriores, volta ao sistema por não ter sido ocupada. Assim, essa vaga é automaticamente oferecida ao próximo estudante da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação.

O Ministério da Educação explicou que a não ocupação de uma vaga pode ocorrer quando o pré-selecionado não consegue completar as etapas anteriores à assinatura do contrato ou simplesmente perde o interesse na vaga.

Para finalizar o processo e garantir o financiamento, o candidato deve comparecer à instituição de ensino escolhida, procurar a comissão permanente responsável pelo Fies naquela instituição e apresentar a documentação exigida.

Neste ano, o Fies está oferecendo um total de 112.168 vagas, sendo 67.301 ofertadas no primeiro semestre. As vagas não preenchidas nesta edição serão disponibilizadas no processo seletivo do segundo semestre, que terá uma oferta estimada em mais de 44 mil novas vagas, conforme previsto pelo MEC. A oportunidade de ingressar no ensino superior através do Fies pode ser decisiva para muitos estudantes em busca de uma formação acadêmica de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo