Fiocruz e Instituto Pasteur inauguram Centro de Imunologia e Imunoterapia no Ceará para pesquisas e tratamentos de diversas doenças.

O Centro para Imunologia e Imunoterapia realizará desde estudos mais básicos até a aplicação clínica da imunoterapia no combate a essas enfermidades. Com a participação de pesquisadores da Fiocruz e do Instituto Pasteur, bem como o apoio dos governos locais do Ceará e da França, a expectativa é que o local se torne uma referência em inovação nessa área.
João Hermínio Martins, um dos responsáveis pelo projeto, destaca a importância do centro: “Esperamos que esse espaço seja um ponto de destaque para a implementação de novas ideias e soluções no combate às doenças que afetam a população brasileira. Estamos focados no câncer, doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla e doenças tropicais negligenciadas, como a leishmaniose e Chagas”.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ressaltou a relevância dessas pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS): “Não é possível construir o SUS sem uma base sólida de conhecimento tecnológico. Esse projeto incorpora uma visão abrangente da ciência, tecnologia, economia e cuidado com as pessoas e com o planeta”.
Com a inauguração do Centro para Imunologia e Imunoterapia, a expectativa é que haja avanços significativos no campo da saúde, possibilitando novos tratamentos e soluções para doenças complexas e de difícil cura, beneficiando a população brasileira como um todo.