DestaqueDiário do Rio

Descubra as 10 melhores trilhas da Zona Sul do Rio de Janeiro com vistas panorâmicas incríveis e desafios emocionantes




Artigo Sobre Melhores Trilhas na Zona Sul do Rio

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Mirante do Urubu, Parque da Catacumba – Foto: Reprodução

Com a previsão de sol para todo o final de semana e temperaturas ultrapassando os 30°C tanto no sábado quanto no domingo, o principal destino para os cariocas acaba sendo a praia. No entanto, por conta do aviso de ressaca da Marinha, não é indicado o banho de mar, já que as ondas podem chegar a 3 metros de altura. Inclusive, parte do calçadão do Leblon foi tomado por ondas na manhã desta sexta-feira (17/05).

Mas nem só de praia que se vive na Zona Sul, por isso, tendo a grande Floresta da Tijuca como uma guardiã natural, a região oferece uma variedade impressionante de trilhas, cada uma com sua própria dose de aventura, contemplação e desafio. Desde os iniciantes até os mais experientes, há uma trilha adequada para todos os níveis de habilidade, e claro, com cenário de tirar o fôlego. Por isso, o DIÁRIO DO RIO trouxe a seleção das 10 melhores trilhas pela região.


Trilha do Morro Dois Irmãos

10660452 707595872649334 78811426 n Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio
Morro Dois Irmãos

Localizada entre os bairros do Leblon e São Conrado, esta trilha oferece uma vista panorâmica dos bairros de Ipanema, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Copacabana e São Conrado. São 1,5 km de percurso em aproximadamente 40 minutos, começando na parte alta do Vidigal. A melhor opção para chegar da entrada da comunidade até o portão da trilha é utilizando os moto-táxis, que cobram cerca de R$ 5 pelo trecho. Embora o caminho da trilha seja íngreme, a recompensa é imensa. O mirante é um dos mais populares do Rio, atraindo também a atenção de visitantes estrangeiros. O destaque do passeio são os espetaculares nascer e pôr do sol vistos do topo do morro.


Pedra da Gávea

PEDRA DA GAVEA 5 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Uma das trilhas mais desafiadoras do Rio, mas também uma das mais recompensadoras. Localizada no bairro de São Conrado, oferece uma vista panorâmica da Floresta da Tijuca e do oceano Atlântico. Ter um bom preparo físico e experiência são alguns dos requisitos para esta trilha. A caminhada dura, em média, cinco horas e tem mais de 800 metros de desnível e trechos verticais expostos, onde já foram registrados casos de acidentes e até mortes, principalmente no trecho da “carrasqueira”, parte mais temida da trilha, já próximo ao topo da pedra.


Trilha do Parque Lage ao Corcovado

39cce3fa cdfb 4cc9 b171 754d919bb7a0.large Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

A longa caminhada até um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio, o Cristo Redentor, é uma das trilhas mais desafiadoras da cidade. O percurso começa na sede do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico. A subida leva cerca de 2:30h e é considerada difícil, com a recomendação do apoio de um guia experiente no percurso de aproximadamente 2240m. A trilha, bastante íngreme é repleta de quedas d’água. Ao chegar no monumento, é necessário efetuar a compra do ingresso para acessar o Corcovado, que custa cerca de R$ 10.


Pedra Bonita

219579424 175923017856435 1617290923037816214 n e1672168185371 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Outra trilha popular em São Conrado, conhecida por sua vista deslumbrante da Pedra da Gávea e da Zona Sul do Rio. É uma caminhada relativamente fácil. De ônibus, você tem que pegar o 448 e andar 30 minutos até o início da Rampa de Voo Livre, que é bem pertinho do início da trilha da Pedra Bonita. O trajeto pode ser feito de Uber, pela Estrada das Canoas. Para chegar ao alto da Pedra Bonita, você faz uma trilha de 1.257 metros, de cerca de 45 minutos por trajeto de dificuldade média, já que boa parte é de subida.


Trilha Cláudio Coutinho

trilha morro da urca rio de janeiro 20 1024x768 1 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo