DestaqueSenado Federal

Audiência pública promovida pela CDR debate relação entre desempenho econômico e IDH no Brasil em comparação internacional






Audiência Pública sobre Desempenho Econômico e IDH

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) vai promover uma audiência pública, na terça-feira (21) às 9h30, para debater a relação entre o desempenho econômico do país e o índice de desenvolvimento humano (IDH). O requerimento para a audiência (REQ 7/2024) foi apresentado pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

De acordo com Zequinha, o debate tem por objetivo avaliar as políticas públicas nas áreas de saúde, educação e renda, levando em consideração a comparação internacional e as desigualdades regionais do país. O senador lembra que alguns países mais pobres que o Brasil, como Equador, Peru e República Dominicana, apresentaram resultados melhores no IDH. Na visão de Zequinha, os últimos resultados do IDH têm demonstrado a pouca evolução do Brasil em relação ao resto do mundo nos últimos cinco anos.

Convidados

Para a audiência, estão convidados o coordenador-geral de Disseminação e Integração de Dados e Informações do Ministério da Saúde, Tiago Bahia Fontana, e a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Tributários da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Camila Ferraz Peixoto.

O professor Michael Túlio Ramos, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), também consta entre os debatedores. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também deve enviar um representante para a audiência, que terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo.
O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo