
Incêndio em Motor de Boeing 747-400 da Companhia Terra Avia Causa Pânico durante Decolagem para Medina
No último dia 15 de setembro, um Boeing 747-400 da companhia Terra Avia, de Moldova, protagonizou um episódio preocupante durante a decolagem em Jakarta, Indonésia. O avião, que seguia para Medina, na Arábia Saudita, teve um de seus motores pegando fogo e precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Sultan Hasanuddin. Por sorte, nenhum dos 468 passageiros, incluindo tripulação e peregrinos a caminho de Meca, cidade sagrada para os muçulmanos, ficou ferido.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento exato em que o motor externo direito do avião teve um forte barulho seguido de chamas, levando o piloto a retornar imediatamente ao aeroporto. Um porta-voz da companhia Garuda Indonesia, responsável pelo voo, explicou que o capitão optou por uma inspeção adicional para avaliar a situação do motor.
Problemas Constantes Preocupam a Boeing
Este incidente se soma a outros problemas recentes envolvendo aeronaves da Boeing. Em janeiro deste ano, um avião da Alaska Airlines teve o painel de uma janela rompido durante o voo, obrigando um pouso de emergência. Já em junho do ano passado, um Boeing 717 operado pela Delta Airlines pousou sem o trem de pouso dianteiro, em um incidente atribuído a um componente quebrado.
Além disso, a fabricante tem sido alvo de atenção de agências regulatórias devido a uma série de incidentes em seus modelos menores 737. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos determinou recentemente que a Boeing violou um acordo de 2021 relacionado a problemas no modelo 737 Max, que resultaram em dois acidentes fatais em 2018 e 2019.
Diante desses eventos, a segurança dos voos comerciais e a confiabilidade das aeronaves da Boeing têm sido questionadas, gerando preocupações tanto entre os passageiros quanto nos órgãos reguladores da aviação em todo o mundo.