Governo federal se compromete a neutralizar emissões de gases do efeito estufa até 2050, destaca secretária de Mudança do Clima.

15/05/2024 – 20:42
Waldemir Barreto/Agência Senado
Secretária Ana Toni (E) e a deputada Socorro Neri
No cenário político atual, a questão ambiental tem se destacado como uma pauta de extrema importância. Em um debate realizado nesta quarta-feira (15) na Comissão Mista de Mudanças Climáticas, a secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, trouxe informações relevantes aos parlamentares presentes sobre o Plano Nacional sobre Mudança do Clima.
Ana Toni informou aos presentes que o governo federal está empenhado em neutralizar as emissões de gases do efeito estufa até o ano de 2050. Além disso, ressaltou a importância de respeitar os dados científicos relacionados ao tema, citando o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul como um exemplo previsto através do monitoramento de eventos climáticos.
A secretária destacou a necessidade de ações de mitigação e adaptação diante das mudanças climáticas já em curso, atribuindo a crise climática a escolhas de desenvolvimento do passado. Ela alertou que os efeitos dessas escolhas serão sentidos por décadas e enfatizou a responsabilidade conjunta de todos os países na resolução desse problema.
Ana Toni também abordou a importância da prevenção a desastres climáticos, destacando a vulnerabilidade de várias regiões e a necessidade de aumentar a capacidade de adaptação, principalmente em municípios com baixo índice nesse aspecto. A deputada Flávia Morais (PDT-GO) reconheceu a urgência de mudanças de comportamento para lidar com esses desafios climáticos.
A audiência pública, presidida pela deputada Socorro Neri (PP-AC), evidenciou o comprometimento do governo federal com a questão climática e a necessidade de integração de esforços de diversos setores para alcançar a neutralização das emissões até 2050.
Da Redação – RS
Com informações da Agência Senado