DestaqueSenado Federal

Diplomatas estrangeiros se reúnem com senador para discutir situação pós-alagamentos no Rio Grande do Sul e possíveis ações de apoio.







Artigo

Na manhã desta sexta-feira (17), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) receberá a visita de vinte e três diplomatas estrangeiros de 15 nacionalidades distintas, que estão atuando em embaixadas, missões internacionais e organismos internacionais sediados no Brasil. O encontro está marcado para iniciar às 10 horas e terá como anfitrião o senador Paulo Paim (PT-RS), atual presidente da Comissão. A pauta principal será a situação emergencial no estado do Rio Grande do Sul em decorrência dos recentes alagamentos, além do convite aos presentes para se envolverem no processo de recuperação do Estado.

Os diplomatas demonstraram grande interesse em estabelecer contato com um representante parlamentar gaúcho, considerando que alguns deles já estão envolvidos com missões diplomáticas que apoiam ou pretendem apoiar projetos sociais no Brasil.

Com a histórica influência de imigrantes europeus, especialmente de origem alemã e italiana, ao longo dos séculos 19 e 20, o Rio Grande do Sul mantém laços estreitos com diversas nações do continente europeu. Outras correntes migratórias mais recentes têm origem principalmente no Haiti, Uruguai e Venezuela, contribuindo para a diversidade e intercâmbio cultural na região.

A representação internacional será liderada pela diplomata norte-americana Mary Pecaut, que é esposa do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo