Demolição de ”arranha-céu” ilegal em Irajá: Prefeitura do Rio toma medidas contra construções irregulares na cidade.


A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, nesta quinta-feira (16/05), a demolição de um prédio no estilo ”arranha-céu” construído irregularmente em Irajá, Zona Norte da capital fluminense. A operação está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
O edifício possui sete andares, com o térreo sendo uma loja; os 2º, 3º e 4º pavimentos destinados a moradias, já ocupadas; e os 5º, 6º e 7º andares, onde as demolições já começaram, sendo utilizados como área de lazer.
No terraço, há um espaço com hidromassagem e churrasqueira, outro com escritório e suíte, e um último pavimento com cobertura. Durante a operação, foram identificados nove cortes de luz clandestinos e um de água.
O imóvel foi construído em uma área pertencente à favela conhecida como ”Parque Jardim Metrô Irajá”, sem autorização ou licença adequada.
Embargada em janeiro de 2023, a construção teve um processo de legalização aberto, porém foi indeferido devido ao descumprimento da legislação urbanística vigente e por ocupar uma área destinada ao alargamento da Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, tornando-a ilegal.
”Estamos deixando claro que não toleraremos construções irregulares no Rio. Desde 2021, já foram realizadas cerca de 3.500 demolições. Continuaremos firmes com as operações para manter a cidade organizada”, destaca o secretário Brenno Carnevale.
Anúncio
