Campanha de estímulo ao check-up feminino no SUS é aprovada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

16/05/2024 – 11:36
Mario Agra / Câmara dos Deputados
Rogéria Santos: a prevenção pode evitar o surgimento de doenças
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um importante projeto que visa criar uma campanha de estímulo à realização de check-up feminino no Sistema Único de Saúde (SUS). Os objetivos principais da campanha incluem:
- Promoção da atividade física regular;
- Orientação nutricional;
- Elaboração de rotinas de exames periódicos para diagnóstico precoce de doenças;
- Aumento da oferta e facilitação do acesso a exames laboratoriais, de imagem e cardiológicos;
- Conscientização sobre a importância dos exames periódicos para todas as mulheres, especialmente durante e após o climatério.
Parecer favorável
A relatora do projeto, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), apresentou um parecer favorável ao substitutivo aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ao Projeto de Lei 23/22, de autoria do ex-deputado Alexandre Frota (SP).
O texto aprovado retirou a previsão de que as despesas relacionadas à execução do projeto seriam cobertas por dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas se necessário.
Em suas palavras, Rogéria Santos afirmou: “A prevenção pode evitar o surgimento das doenças ou, no mínimo, evitar seu agravamento, possibilitando melhores resultados no tratamento.”
O projeto aprovado também autoriza o Poder Executivo a estabelecer parcerias com a iniciativa privada para promover os objetivos da Campanha Check-up Feminino.
Próximos passos
A proposta segue em tramitação como caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira