
Na tarde desta quinta-feira (26), em Neves Paulista, interior de São Paulo, uma grande área está sendo afetada por incêndios que já consumiram canaviais, seringais, mata e pastagem. Policiais militares, bombeiros e brigadistas de usinas estão em busca de um homem desaparecido durante o incidente.
O indivíduo desaparecido, funcionário de uma fazenda, sumiu por volta das 15h enquanto tentava afastar o gado do fogo, conforme informaram os bombeiros.
Nesta sexta-feira (27), 13 cidades do interior paulista estão enfrentando focos de incêndio. Os municípios afetados são São José do Barreiro, Bananal, Bom Jesus dos Perdões, Ipeúna, Corumbataí, Patrocínio Paulista, Santa Isabel, Jaú, Neves Paulista, Salmourão, Penápolis, Santo Antônio do Aracanguá e Andradina.
Em Penápolis, durante a noite, o fogo atingiu uma área próxima ao Parque Industrial devido aos fortes ventos ocasionados pela chegada de uma frente fria.
O incêndio se aproximou de um hospital psiquiátrico, o qual precisou ser evacuado, sem registro de feridos, segundo informações da Defesa Civil. Um pátio de veículos apreendidos também foi atingido pelas chamas.
Após dias consecutivos de calor recorde, a cidade de São Paulo recebe os efeitos de uma frente fria, causando chuvas e diminuindo a temperatura no fim de semana.
Além do alívio causado pela frente fria, as chuvas isoladas no interior de São Paulo vão auxiliar os bombeiros e a Defesa Civil no combate aos incêndios que persistem no estado. A umidade relativa do ar aumentará, contribuindo para a dispersão da poluição e melhorando a qualidade do ar em todo o estado.