
Um cenário inusitado está prestes a se tornar realidade para os passageiros que voam de e para a região metropolitana de Porto Alegre. A partir desta quarta-feira (22), um shopping center será utilizado como sala de embarque para voos comerciais na Base Aérea de Canoas, localizada na capital gaúcha.
A decisão foi tomada devido ao fechamento por tempo indeterminado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que está inundado por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade. Com a necessidade de encontrar uma solução emergencial, a Fraport Brasil, empresa responsável pela concessão do Salgado Filho, assumirá a operação dos voos comerciais na base aérea militar em Canoas.
Os passageiros irão realizar o check-in no ParkShopping Canoas e serão posteriormente transportados até a base aérea, que fica a aproximadamente 4 km de distância do centro comercial. A operação de traslado dos passageiros está sendo finalizada e especialistas recomendam que os viajantes cheguem com pelo menos três horas de antecedência devido à necessidade de organização.
As empresas aéreas já estão vendendo bilhetes para voos com origem e destino à base aérea militar em Canoas. Inicialmente, serão autorizados 18 voos semanais, com a expectativa do governo federal de aumentar para 35 voos por semana a partir da próxima semana. A Latam será a primeira companhia aérea a utilizar a estrutura provisória, com início das operações agendado para a próxima segunda-feira (27).
As companhias Gol e Azul também programaram o início dos embarques e desembarques para o dia 1º de junho. A Azul, por exemplo, está considerando restrições quanto ao transporte de animais e bagagens maiores devido às limitações das operações improvisadas.
Esta situação atípica decorrente da inundação que afetou o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre não possui um prazo determinado para a reabertura do terminal. A Fraport interrompeu as operações por tempo indeterminado após a pista ser tomada pela água, levando ao fechamento do aeroporto e à evacuação do terminal de passageiros.