DestaqueUOL

Deputado federal Paulo Pimenta assume Secretaria de Comunicação e enfrenta críticas do governo, enquanto RS tem dívida suspensa pelo governo federal.




Artigo sobre o deputado federal Paulo Pimenta

Nesta terça-feira, trazemos informações sobre o deputado federal Paulo Pimenta, natural do Rio Grande do Sul e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ele assumiu a função de secretário de Comunicação desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.

Sua gestão à frente da Secom tem sido alvo de críticas, tanto de ministros quanto do próprio presidente. Em uma reunião ministerial, o presidente cobrou uma melhor divulgação das ações do governo federal, indicando certo descontentamento com o trabalho de Pimenta.

O deputado, que já é apontado como pré-candidato ao governo do estado, está sendo cotado para assumir um Ministério extraordinário, o que poderia lhe dar mais visibilidade em sua base eleitoral. Segundo informações da imprensa, interlocutores no Palácio do Planalto preferiam um nome mais técnico para evitar atritos com o governador gaúcho, Eduardo Leite, do PSDB.

Enquanto isso, com a saída temporária de Pimenta da Secretaria de Comunicação, o jornalista Laércio Portela assume interinamente a função. Essa mudança chama atenção para os possíveis desdobramentos políticos na comunicação do governo nos próximos meses.

Além das movimentações políticas, o governo federal anunciou na última segunda-feira a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos. Os juros anuais, cerca de 4%, também serão perdoados nesse período. No total, o estado terá disponível cerca de R$ 23 bilhões para investir em ações de reconstrução, graças a essa medida.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo