Câmara dos DeputadosDestaque

Aumento de 85% nas reclamações contra cancelamentos unilaterais de planos de saúde gera preocupação no Procon e no Congresso







Reportagem Especial: Aumento nas Reclamações contra Planos de Saúde

Reportagem Especial: Aumento nas Reclamações contra Planos de Saúde

15/05/2024 – 21:34

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Debatedores constataram o aumento nas reclamações contra os planos de saúde

O Procon de São Paulo reportou um preocupante aumento de 85% nas reclamações de consumidores entre abril e maio deste ano relacionadas aos cancelamentos unilaterais de contratos de planos de saúde pelas empresas. Robson Campos, representante do Procon, alertou os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor sobre os casos de cancelamento de planos de idosos, autistas e pacientes com doenças raras.

Campos destacou a gravidade da situação, onde os contratos são cancelados de forma abrupta, muitas vezes via e-mail, causando a interrupção de tratamentos essenciais como no caso de câncer, gerando agravamento da saúde e endividamento das famílias.

A necessidade de proteção aos consumidores de planos de saúde foi ressaltada, com sugestões de alterações na Lei dos Planos de Saúde para proibir rescisões unilaterais em planos coletivos empresariais ou por adesão, conforme mencionado por Vitor Hugo Ferreira da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Roberto Seabra


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo