
POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS APÓS ASSALTO COM MORTE NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
Na tarde desta quarta-feira, 15, a Polícia Civil prendeu em flagrante dois suspeitos de participar de um assalto a residência que resultou na morte de um idoso de 88 anos na região do Sacomã, na zona sul de São Paulo. O crime aconteceu durante a madrugada, e outros três suspeitos estão sendo procurados.
João Masahiro Kanashiro e sua esposa foram surpreendidos por cinco criminosos encapuzados que invadiram sua residência, os amarraram e roubaram objetos de valor, como joias e celulares. De acordo com as investigações, o idoso foi espancado ao tentar pedir ajuda, vindo a falecer em decorrência dos ferimentos.
Os dois suspeitos detidos são um homem de 26 anos e um adolescente de 17, que já tinha passagem pela Fundação Casa por latrocínio. O delegado Flávio Lousano, titular da 2ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), afirmou que o adolescente estava em liberdade assistida desde o início deste ano, após ter sido internado por envolvimento em um crime semelhante, também na zona sul.
A Polícia Civil investiga se há ligação entre os grupos envolvidos nos dois casos de invasão a residências com morte, mas a hipótese inicial é de que a quadrilha deste último crime tem foco nesse tipo de ação criminosa.
Detalhes do Crime
Segundo as investigações, os criminosos observaram a casa de João na Rua Nagib Tanus Gastin antes de invadi-la, pulando o muro e arrombando a porta. O casal foi surpreendido enquanto dormia e ficou sob domínio dos assaltantes por cerca de duas horas. João foi agredido após tentar gritar por socorro e acabou falecendo.
A perícia ainda irá determinar a causa da morte, mas a polícia não encontrou indícios de armas de fogo ou facas no local. O prejuízo estimado do roubo foi de aproximadamente R$ 20 mil, incluindo dinheiro, celulares, joias e outros objetos de valor.
A Polícia Civil prossegue com as investigações para localizar os outros três suspeitos e esclarecer o envolvimento de cada um no latrocínio. O caso está sendo acompanhado pelo 26º Distrito Policial (Sacomã), com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
No contexto mais amplo, o Estado de São Paulo apresentou um aumento nos casos de latrocínio no primeiro trimestre deste ano. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou 46 vítimas desse tipo de crime, um aumento de 24,3% em relação ao ano anterior. A SSP declarou estar atenta a essas variações e adotando medidas para combater esses delitos.