Câmara dos DeputadosDestaque

Governo sanciona lei que institui Dia Nacional de Conscientização sobre Esquizofrenia, combatendo preconceitos e estereótipos em relação ao transtorno.

04/06/2024 – 11:14  

GettyImages

A esquizofrenia provoca alucinações ou alterações da percepção

O governo federal sancionou a Lei 14.860/24, que estabelece o dia 24 de maio como Dia Nacional de Conscientização sobre a Esquizofrenia. Aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado, a proposta (PL 3202/19), do Senado, visa conscientizar a população sobre a importância do tratamento adequado da esquizofrenia e promover a inclusão social dos pacientes com o transtorno, combatendo preconceitos e estereótipos.

A esquizofrenia é um transtorno complexo que afeta o pensamento, as emoções e o comportamento das pessoas. Caracterizado por alucinações e alterações da percepção, como “ouvir vozes” e ter visões, a doença pode impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, dificultando suas interações sociais e profissionais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquizofrenia é a terceira principal causa de perda de qualidade de vida em pessoas entre 15 e 44 anos. Estima-se que cerca de 1,6 milhão de brasileiros vivam com o transtorno, enfrentando não apenas os desafios da doença, mas também o estigma social associado a ela.

O Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental no tratamento da esquizofrenia, oferecendo serviços especializados nos centros de atenção psicossocial (Caps). Anualmente, o governo federal investe mais de R$ 794 milhões para manter 2,7 mil centros em todo o país, visando proporcionar assistência adequada aos pacientes.

Da Agência Senado – RL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo