Enchentes no Rio Grande do Sul são piores que pandemia, afirma relator da comissão externa na Câmara dos Deputados

14/05/2024 – 15:31
Mario Agra / Câmara dos Deputados
Pompeo de Mattos é relator da comissão externa
O relator da comissão externa criada pela Câmara para acompanhar os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), afirmou que a tragédia gaúcha supera os impactos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19 no estado.
Pompeo defendeu a utilização de projetos implementados durante a pandemia para ajudar a reduzir os danos causados pelas enchentes no Sul do País, como o auxílio emergencial e o aluguel social. Ele destacou a necessidade de apoio financeiro aos municípios afetados e sugeriu a antecipação do Fundo de Participação dos Municípios.
O deputado ressaltou que 70 municípios gaúchos estão em estado de calamidade e precisam de atenção especial, devido à gravidade da situação.
Pompeu de Mattos se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir ações emergenciais diante das enchentes no estado.
Suspensão da dívida do RS
Os parlamentares aguardam a proposta do governo que visa suspender o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, totalizando cerca de R$ 11 bilhões em 36 parcelas. Pompeu de Mattos defende a anistia da dívida nesse período e a destinação dos recursos para a recuperação do estado.
O projeto do governo também prevê a isenção de juros durante os 36 meses. A proposta deve passar pelo Congresso Nacional e ser sancionada pelo presidente.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein