DestaqueSenado Federal

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias respeita limites de contingenciamento defendidos pelo Poder Executivo, afirma líder do governo




Líder do Governo afirma que projeto da LDO respeita limites de contingenciamento

O líder do Governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), assegurou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7) que o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, (PLN 4/2023) respeita o espírito defendido pelo Poder Executivo de limitar o contingenciamento de recursos em 2024 a R$ 23 bilhões. A declaração veio logo após o deputado Danilo Forte (União-CE) entregar o relatório final da LDO à Comissão Mista de Orçamento (CMO).

O senador Randolfe havia apresentado uma emenda em novembro para deixar claro na LDO que o contingenciamento de recursos no próximo ano não poderia comprometer o crescimento real das despesas, fixado em 0,6% pelo novo arcabouço fiscal (Lei Complementar 200, de 2023). O receio era de que uma interpretação diferente da LDO obrigasse a União a um contingenciamento mais severo, o que teria impactos diretos nos gastos públicos em 2024.

Em entrevista à imprensa, o deputado Danilo Forte revelou ter rejeitado a emenda proposta pelo líder do governo, porém reconheceu que “os limites do contingenciamento estão no arcabouço fiscal”. Ele reafirmou que “a decisão sobre o contingenciamento cabe ao Poder Executivo”. Em consonância com as declarações de Forte, o senador Randolfe Rodrigues afirmou que a emenda foi acatada pelo relator da LDO, enfatizando que “não importa a cor do gato, o que importa é que, ao fim, ele pegue o rato”. Segundo o senador, a interpretação do relator alinha-se com os limites de contingenciamento estabelecidos no arcabouço fiscal.

O deputado Danilo Forte informou ainda que o relatório final da LDO será votado na CMO na próxima terça-feira (13), e posteriormente será encaminhado para o Plenário do Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo