Agência BrasilDestaque

Presidente Lula promove churrasco com produtores rurais para reaproximação com agronegócio em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um evento na noite desta quinta-feira (21) que reuniu cerca de 60 produtores rurais do setor de fruticultura na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília. O encontro foi organizado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o objetivo de aproximar empresários do agronegócio do presidente.

Ao chegar no local por volta das 18h30, o ministro destacou a importância dos empresários trazerem pautas para que o presidente e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, pudessem atuar na abertura de mercados. Carlos Fávaro ressaltou que a atuação de Lula e Alckmin foi fundamental para a habilitação recorde de 38 plantas frigoríficas para o mercado chinês, anunciada recentemente.

A reunião com os fruticultores teve um caráter de trabalho, com a apresentação da pauta do setor, seguida de um churrasco mais informal. Empresários de 11 estados, que atuam na produção de frutas in natura e sucos de frutas, estiveram presentes no encontro.

No ano passado, o setor de fruticultura do Brasil teve um crescimento de mais de 26%, alcançando a exportação de mais de 1 milhão de toneladas de frutas e um faturamento recorde de US$ 1,2 bilhão.

Carlos Fávaro destacou que o agronegócio já percebe avanços das políticas públicas do atual governo, ressaltando que a maioria dos produtores irá reconhecer os benefícios do governo para a agropecuária brasileira ao final do mandato. O ministro ainda mencionou a mudança na postura em relação ao governo, citando um episódio em que foi desconvidado para um evento no ano passado.

Após o churrasco com os fruticultores, o presidente deve promover encontros semelhantes com empresários de outros setores, como café, algodão, floresta plantada e bioinsumos. Essas reuniões visam fortalecer o diálogo entre o governo e os setores produtivos do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo