Agência BrasilDestaque

Maranhão em alerta: oito municípios declaram emergência devido a chuvas intensas e aumento do nível dos rios.

A forte chuva que tem atingido o Maranhão nos últimos dias causou transtornos em oito municípios do estado, levando as autoridades locais a decretarem situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, 438 famílias ficaram desabrigadas e 845 foram desalojadas devido ao aumento do nível dos rios na região.

Os municípios afetados pelas cheias dos rios Mearim, Pindaré e Itapecuru são Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu e Trizidela do Vale. A situação de emergência nessas localidades tem gerado preocupação entre os moradores e autoridades locais.

Na sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para todo o estado, que estão vigentes até amanhã (23). Um dos alertas é de perigo potencial, com previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos intensos e possibilidade de corte de energia elétrica e alagamentos em diversas áreas do Maranhão.

Outro alerta emitido pelo Inmet é de perigo, prevendo um volume maior de chuvas, ventos intensos e riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Essas condições climáticas exigem cuidados por parte da população, como evitar abrigar-se embaixo de árvores durante rajadas de vento e manter distância de torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de emergência, a Defesa Civil alerta para a importância de se comunicar com o órgão através do telefone 199 e, se necessário, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A situação continua sendo acompanhada pelas autoridades locais, que estão mobilizadas para prestar auxílio e garantir a segurança da população diante das condições climáticas adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo