DestaqueDiário do Rio

Início da campanha de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro visa imunizar mais de 1,5 milhão de cariocas até maio.

A campanha de vacinação contra a influenza no Rio de Janeiro já está em andamento

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) deu início à campanha de vacinação contra a influenza na última quinta-feira (21/03). A ação é destinada a grupos prioritários, como idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e trabalhadores da educação. A vacina estará disponível nas unidades de Atenção Primária, como centros municipais de saúde e clínicas da família, até o dia 31 de maio.

O objetivo da campanha é imunizar 90% da população-alvo, o que corresponde a mais de 1,5 milhão de cariocas. As 238 unidades de Atenção Primária funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, o Super Centro Carioca de Vacinação, localizado no complexo do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, que está no ParkShoppingCampoGrande, funcionam em horário especial, de domingo a domingo, das 8h às 22h.

O dia D de mobilização, marcado para 13 de abril, contará com ações de divulgação e sensibilização em toda a cidade. A vacina da gripe é anual e a fórmula utilizada em 2024 protege contra as três cepas do vírus influenza mais comuns no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. Para quem já tomou a vacina no ano anterior, basta uma dose única. Já as crianças que serão vacinadas pela primeira vez receberão duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas.

A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes causadas pela gripe nos grupos mais vulneráveis. Estudos indicam que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% as hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% da mortalidade global e cerca de 50% das doenças relacionadas à influenza.

A população deve ficar atenta aos locais de vacinação e prazos para garantir a proteção contra a gripe e contribuir para a saúde coletiva. A prevenção é sempre o melhor caminho para garantir o bem-estar de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo