DestaqueSenado Federal

Senado realiza sessão especial em homenagem ao Dia Mundial das Águas para debater a crise hídrica e desafios ambientais atuais.




Sessão especial no Senado em homenagem ao Dia Mundial das Águas

O Senado realizou, nesta quinta-feira (21), uma sessão especial em homenagem ao Dia Mundial das Águas, celebrado anualmente em 22 de março. A iniciativa partiu da senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), que apresentou o requerimento para a comemoração.

O Dia Mundial das Águas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com o intuito de conscientizar a população sobre o uso responsável e a importância da preservação desse recurso natural vital.

Em seu discurso, Leila Barros destacou a grave crise global que o planeta enfrenta, causada pelas mudanças climáticas que têm desencadeado eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e inundações catastróficas. Segundo a senadora, tais eventos não apenas ameaçam a segurança hídrica, mas também agravam as desigualdades sociais e raciais, reforçando o chamado “racismo ambiental” e a “injustiça climática”.

Mudanças climáticas

O senador Jorge Seif (PL-SC) ressaltou que a crise hídrica sem precedentes é agravada pela poluição e pelo uso insustentável dos recursos hídricos, alertando para os impactos devastadores da contaminação da água nos ecossistemas, biodiversidade e saúde humana.

A presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sánchez da Cruz Rios, enfatizou a importância da recomposição imediata do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, apontando os desafios impostos pelas mudanças climáticas no Brasil, especialmente em relação à escassez de água em diversas regiões do país.

Abastecimento ameaçado

Lúcia Maria Rodrigues Mendes, coordenadora do Fórum de Defesa das Águas do Distrito Federal, alertou para a má gestão das nascentes e bacias hidrográficas locais, que compromete o abastecimento de água em várias regiões do Brasil, ressaltando a importância do cuidado com as águas do Cerrado.

Desafios históricos

Iara Bueno Giacomini, diretora do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, enfatizou a gravidade dos desafios históricos e contemporâneos relacionados à água, e a necessidade urgente de adotar práticas mais sustentáveis para lidar com os efeitos das mudanças climáticas.

“Desconforto e inconformismo”

Oscar Cordeiro, membro da Articulação em Defesa da Política das Águas, demonstrou preocupação com a governança da gestão das águas no Brasil e cobrou o fortalecimento da política nacional do setor e a atuação do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos.

Água para todos

Malu Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, defendeu o acesso universal à água potável como um direito fundamental, instando a votação da Proposta de Emenda à Constituição 6/2021 pela Câmara dos Deputados.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo