Agência BrasilDestaque

Receita Federal libera consulta a lote residual do Imposto de Renda para mais de 200 mil contribuintes que caíram na malha fina

A Receita Federal abre as consultas para mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física nesta quinta-feira (21), beneficiando cerca de 206 mil contribuintes que estavam na malha fina e regularizaram sua situação com o Fisco, totalizando um montante de R$ 339 milhões a serem devolvidos. O pagamento está previsto para o dia 28 e será realizado na conta informada na declaração do Imposto de Renda.

Entre os contemplados, estão 205.930 contribuintes que declararam em anos anteriores, com grupos prioritários definidos. Dentre eles, 4.201 são idosos com mais de 80 anos, 28.541 têm idade entre 60 e 79 anos, 3.404 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 6.910 têm o magistério como principal fonte de renda. Além disso, 106.096 contribuintes receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pela restituição via Pix, enquanto 56.778 não se enquadram nos critérios de prioridade.

Para verificar se estão incluídos nesse lote de restituição, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet e consultar a situação do Imposto de Renda. Aqueles que não constarem na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências e, se necessário, retificar a declaração.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em outra conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco. Após um ano sem resgate, o valor deverá ser solicitado diretamente no e-CAC.

É importante que os contribuintes estejam atentos aos prazos e procedimentos para garantir o recebimento de sua restituição do Imposto de Renda, evitando possíveis transtornos e burocracias no processo de resgate do valor devido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo