DestaqueUOL

Franceses deixam votos por procuração e preveem resultado incerto no segundo turno das eleições legislativas na França




Primeiro fim de semana das férias escolares de verão na França agitado por eleições legislativas

Primeiro fim de semana das férias escolares de verão na França agitado por eleições legislativas

No último fim de semana, as ruas da França estiveram movimentadas devido às eleições legislativas que aconteceram no país. Diferente de outros anos, cerca de 3,3 milhões de franceses deixaram seus votos por procuração, num total quatro vezes maior do que a eleição anterior em 2022. Essa ação demonstra o grande interesse despertado nesse pleito fora de época, que poderá levar a ultradireita ao poder no país pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Os números indicam uma alta taxa de participação, com 26,6% do eleitorado comparecendo às urnas até o meio dia em Paris. As pesquisas apontam que a Reunião Nacional (RN), partido de ultradireita, poderá se tornar o maior grupo na Assembleia, apesar de necessitar de uma maioria absoluta para governar.

O clima político na França está tenso, com polêmicas e manifestações acontecendo por todo o país. Centenas de intelectuais, artistas, jornalistas e esportistas têm se pronunciado publicamente por uma “frente republicana” que impeça a vitória da ultradireita. Críticas à decisão do atual presidente, Emmanuel Macron, em dissolver a Assembleia Nacional e convocar novas eleições também foram feitas.

Os franceses estão divididos e preocupados com o futuro do país, caso a RN vença as eleições. Economistas, jogadores de futebol e figuras públicas estão se posicionando contra a ultradireita, mostrando união em busca de um futuro mais próspero e democrático para a França.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo