Projeto de Lei propõe criação da campanha Abril Roxo para conscientizar sobre os riscos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos

26/01/2024 – 10:32
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Pedro Uczai é o autor do projeto
O Projeto de Lei 3354/23, que tramita na Câmara dos Deputados, cria a campanha Abril Roxo, com o objetivo de conscientizar, especialmente crianças e adolescentes, sobre os riscos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos para a saúde física, mental e emocional.
De acordo com o texto, a campanha deverá promover ações de conscientização em escolas, universidades, órgãos públicos e demais instituições. Entre as atividades para divulgar informações sobre o uso responsável da tecnologia estão:
- palestras, debates e seminários;
- oficinas e capacitação de educadores e profissionais da saúde;
- atividades de lazer e interação social sem o uso de dispositivos eletrônicos; e
- divulgação de materiais educativos.
“É fundamental conscientizar as pessoas e fornecer a elas informações e orientações para que possam aproveitar os benefícios da tecnologia e, ao mesmo tempo, evitar problemas como dependência, isolamento social e danos à saúde mental”, argumenta o autor do projeto, deputado Pedro Uczai (PT-SC).
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar
Projeto de Lei 3354/23 cria campanha para conscientizar sobre riscos do uso excessivo de eletrônicos
Publicado em 26/01/2024 – 10:32

O Projeto de Lei 3354/23, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe a criação da campanha Abril Roxo, que tem como objetivo conscientizar, especialmente crianças e adolescentes, sobre os riscos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos para a saúde física, mental e emocional.
Conforme o texto do projeto, a campanha terá ações de conscientização em escolas, universidades, órgãos públicos e demais instituições. Entre as atividades para divulgar informações sobre o uso responsável da tecnologia estão palestras, debates, oficinas, capacitação de educadores e profissionais da saúde, atividades de lazer e interação social sem o uso de dispositivos eletrônicos, além de materiais educativos.
Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC), autor do projeto, “é fundamental conscientizar as pessoas e fornecer a elas informações e orientações para que possam aproveitar os benefícios da tecnologia e, ao mesmo tempo, evitar problemas como dependência, isolamento social e danos à saúde mental”.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação, Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania.