Agência BrasilDestaque

Prévia da inflação fica em 0,31% em janeiro, impactada pela alta de 1,53% nos alimentos, segundo IBGE.

A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apresentou uma variação de 0,31% em janeiro. Esse percentual é 0,09 ponto percentual (p.p.) mais baixo do que o registrado no mês de dezembro, quando a variação foi de 0,40%. Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 atingiu 4,47%, o que representa uma redução em relação aos 4,72% registrados no período anterior. Em comparação com janeiro de 2023, o IPCA-15 registrou uma variação de 0,55%.

A divulgação desses resultados foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta que a elevação de 1,53% no grupo de alimentação e bebidas teve uma influência significativa na variação do IPCA-15. Esse aumento representou um impacto de 0,32 p.p. no índice geral, sendo que a batata inglesa teve um destaque especial, com um aumento de 25,95%, sendo o item que teve o maior impacto positivo individual no mês, com 0,05 p.p.

Além disso, o IPCA-15 indicou que sete dos nove grupos pesquisados tiveram elevação, sendo que a alimentação no domicílio subiu 2,04% em janeiro. Em relação ao grupo de transportes, houve um recuo de 1,13% e um impacto negativo de -0,24 p.p. no índice geral, com destaque para a queda de 15,24% nas passagens aéreas.

No grupo de saúde e cuidados pessoais, houve um avanço de 0,56%, com o plano de saúde e os itens de higiene pessoal tendo um impacto significativo. Já no grupo de habitação, a energia elétrica residencial teve uma queda de 0,14%, resultado da incorporação das alterações nas alíquotas de ICMS em algumas cidades.

Em relação aos índices regionais, a maior variação foi registrada em Belo Horizonte, em 0,88%, devido aos avanços nos preços do ônibus urbano e da batata inglesa. Enquanto isso, o menor resultado foi em Brasília, com uma variação de -0,41%, devido à queda nos preços da passagem aérea e da gasolina.

É importante ressaltar que o IPCA-15 é calculado com base nas famílias que têm rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange diversas regiões metropolitanas do Brasil. A próxima divulgação do indicador, referente ao próximo mês, está prevista para o dia 27 de fevereiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo