
Lula é homenageado em cerimônia de celebração dos 90 anos da USP
25 de novembro de 2021
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos homenageados na noite desta quinta-feira (25) durante a cerimônia de celebração dos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). Lula recebeu a Medalha Armando de Salles Oliveira, uma honraria concedida a entidades de grande relevância na parceria com a universidade ao longo dos anos.
No evento, que aconteceu na Sala São Paulo, região central da cidade, Lula parabenizou a USP pela formação de inúmeras autoridades que atuaram no governo e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do país. Em seu discurso, o ex-presidente agradeceu à universidade, mesmo não tendo tido a oportunidade de estudar lá, destacando a importância do apoio que recebeu de membros da instituição ao longo de sua trajetória.
“Embora eu não tenha tido a oportunidade de estudar na USP, eu fui muito ajudado a construir tudo o que nós fizemos nesse país por muitas mulheres e homens da USP, por isso obrigado à USP”, disse Lula.
O ex-presidente também ressaltou a diversidade da USP, afirmando que a instituição reflete a miscigenação do povo brasileiro e que não é mais pensada apenas com foco em São Paulo, mas sim como um reflexo da sociedade brasileira como um todo.
“É a cara do povo brasileiro da periferia, que durante muitas décadas nem sonhava em chegar na USP e hoje é praticamente a metade da universidade”, afirmou Lula.
A Medalha Armando de Salles Oliveira foi instituída em 2008 e é uma forma de reconhecimento da USP às pessoas e instituições que contribuem para o seu desenvolvimento e valorização. Durante a cerimônia, outras entidades também foram homenageadas, fortalecendo a parceria entre a universidade e diferentes setores da sociedade.