Ministra anuncia vacina 100% brasileira para covid-19 em fase avançada de desenvolvimento no CNVacinas em Belo Horizonte

Durante a sua visita às instalações do Centro Nacional de Vacinas, em Belo Horizonte, a ministra ressaltou a importância estratégica do CNVacinas para o país, enfatizando que a instituição está focada na pesquisa e desenvolvimento de vacinas, novos medicamentos e insumos. Além disso, Santos mencionou que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o CNVacinas estão avançados no desenvolvimento da vacina contra a covid-19, assim como em pesquisas relacionadas à dengue, leishmaniose e malária, doenças endêmicas do Brasil.
O Centro Nacional de Vacinas está sendo construído para ser o primeiro complexo nacional dedicado à pesquisa e produção de insumos farmacêuticos, com a capacidade de realizar todas as etapas do desenvolvimento de vacinas. As obras estão programadas para serem concluídas até 2026.
A ministra também destacou os editais que serão lançados pelo Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), os quais têm o potencial de impulsionar a ciência, tecnologia e inovação em nível local.
Ao falar sobre os recursos do FNDCT para este ano, que totalizam R$ 12,8 bilhões, Santos ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer as políticas públicas de ciência no país. Segundo ela, Minas Gerais será beneficiado por esses editais, o que representa um marco na trajetória de retomada da ciência no Brasil sob a gestão do presidente Lula.
Em resumo, a ministra demonstrou otimismo em relação ao futuro da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, destacando os avanços na produção da vacina nacional contra a covid-19 e o potencial de fomento às pesquisas e políticas públicas do setor.