Evento Rede Capoeira homenageia 14 mestres de capoeira octogenários em Salvador, com presença de representantes de todo o Brasil e de 20 países

Neste que é considerado o mais importante evento do gênero, estão programadas diversas atividades, incluindo rodas de capoeira, oficinas, competições, shows e debates. As ações acontecerão em dois locais simbólicos: o Espaço Cultural da Barroquinha e o Mercado Modelo. Além disso, o evento contará com apresentações de renomados artistas da música baiana, como Tonho Matéria, Gerônimo, Ganhadeiras de Itapuã e a banda Viola de Doze. Também estão previstas rodas de capoeira com os mestres, oficina de berimbau, palestras e o cortejo dos Filhos de Gandhy.
Destaque para os debates sobre o futuro e as necessidades do setor, que contarão com a participação de mestres, ativistas e artistas que propagam as tradições da capoeira. Além disso, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcará presença nas atividades de abertura do evento. O encontro também contará com a participação de personalidades como a pedagoga Mônica Beltrão, o neurocientista Sidarta Ribeiro e o escritor Jorge Columá.
O ponto alto do evento foi a homenagem aos 14 mestres octogenários brasileiros, considerados os mais antigos do país. Eles receberam reconhecimento como heróis nacionais e guardiões dos saberes, pelos serviços prestados à cultura nacional. Como prêmio simbólico, os mestres receberam uma estatueta com uma escultura do Sankofa, um pássaro que representa a necessidade de conhecer o passado para desenvolver um futuro melhor.
Mestre Sabiá, idealizador do evento, destacou o papel significativo da capoeira na sociedade, principalmente em locais com dificuldades sociais. Ele ressaltou que a atividade tem um valor pedagógico ao trabalhar o equilíbrio, a musicalidade, a coordenação motora e o lado lúdico, principalmente nas crianças. O Rede Capoeira foi realizado pelo Projeto Mandinga e contou com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BNDES e da Prefeitura Municipal de Salvador.