Agência BrasilDestaque

Presidente Lula retoma agenda internacional com viagens à África e à Guiana em fevereiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou para fevereiro a retomada da agenda de compromissos internacionais. Lula vai visitar dois países africanos e também a vizinha Guiana.

No continente africano, o presidente viajará ao Egito nos dias 15 e 16 do mês que vem. A visita oficial inclui uma reunião com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi, que apoiou a retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito.

Já nos dias 17 e 18 de fevereiro, Lula estará em Adis Abeba, capital da Etiópia. Na ocasião, ele participará da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. No ano passado, a União Africana se tornou membro permanente do G20, grupo que reúne as 19 economias mais ricas do planeta, além da União Europeia.

Em Salvador, na semana passada, Lula afirmou que “o Brasil precisa, de uma vez por todas, começar a retribuir a dívida histórica que nós temos com o povo africano”.

Após voltar da África, o ex-presidente deve visitar a Guiana, que sediará a cúpula anual do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), grupo regional que reúne 15 países caribenhos. A visita ocorre em um contexto de tensões elevadas entre Guiana e Venezuela, em torno da disputa pelo território de Essequibo, que é reivindicado pelo governo venezuelano há mais de um século.

Após as viagens internacionais, Lula voltará sua atenção para a agenda doméstica e deve viajar pelo país para anunciar ações do governo federal.

Os compromissos internacionais do ex-presidente marcam seu retorno à ativa e sinalizam um interesse renovado na diplomacia e nas relações internacionais, temas que devem ganhar destaque nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo