Inmet emite alerta vermelho para Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro devido a previsão de chuvas fortes e alto risco de desastres naturais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para partes dos estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro devido à previsão de chuvas fortes, que devem trazer grande perigo para essas regiões entre os dias 23 e 24 de novembro. Segundo o Inmet, as áreas afetadas em São Paulo e no Rio de Janeiro incluem o Vale do Paraíba paulista, o sul fluminense, a região metropolitana do Rio de Janeiro e as regiões das baixadas nos dois estados.

Já na Bahia, a previsão é de que o sul, o centro-sul e a região metropolitana de Salvador serão atingidos pelas fortes chuvas. O alerta vermelho indica alto risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Diante disso, o Inmet recomenda medidas como desligar aparelhos elétricos, quadros de energia, ficar atento a alterações nas encostas e permanecer em local abrigado.

Além do alerta vermelho, o instituto também emitiu um alerta laranja de perigo, com chuvas intensas, para uma grande faixa que pega boa parte do Pará, Rondônia, todo o Centro-Oeste, passando por grande parte da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e chegando até Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, existe um alerta amarelo de vendaval para a região metropolitana de Porto Alegre e para as regiões sudeste, nordeste e centro-oeste do estado.

A população deve ficar atenta a esses alertas e buscar outras informações na Defesa Civil do seu estado, no telefone 199, ou no Corpo de Bombeiros, 193. É importante se manter informado e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos diante dessas condições climáticas adversas.

Sair da versão mobile