DestaqueUOL

Estudo aponta que mulheres sofrem mais com enxaqueca devido a influência dos hormônios, estresse e dificuldades para dormir.







Artigo sobre Dores de Cabeça em Mulheres

Um estudo recente mostrou que as mulheres têm mais dor de cabeça do que os homens, sendo quase três vezes mais propensas a relatar terem sido “muito” incomodadas pela condição nos últimos três meses. Embora existam vários fatores que contribuem para essa disparidade, pesquisas indicam que os hormônios desempenham um papel significativo.

MULHERES E ENXAQUECA

As mulheres são mais propensas a sofrer de enxaqueca, uma das causas mais comuns de incapacidade entre mulheres de 15 a 49 anos. Esse tipo de dor de cabeça pode durar de quatro a 72 horas e se torna mais comum após a puberdade. Especialistas afirmam que as mulheres têm duas a três vezes mais chances de sofrer de enxaqueca do que os homens, impactando significativamente a vida delas, principalmente em momentos exigentes, como a faixa dos 30 anos.

O PAPEL DO ESTROGÊNIO

Alguns estudos indicam que mudanças nos níveis de estrogênio, que é produzido principalmente pelos ovários, desempenham um papel importante no desenvolvimento da enxaqueca. Pesquisadoras descobriram que mais da metade das mulheres com enxaqueca têm início ou agravamento da dor relacionados ao ciclo menstrual, quando ocorrem flutuações hormonais. Além disso, durante a gravidez e a perimenopausa, as dores de cabeça de enxaqueca tendem a piorar devido às mudanças nos níveis hormonais.

OUTRAS DORES DE CABEÇA E CAUSAS

Além da enxaqueca, as mulheres têm mais chances de ter dores de cabeça tensionais, enquanto os homens são mais propensos a ter dores de cabeça em salvas. O estresse, dificuldades para dormir, mudanças climáticas, medicamentos e álcool são alguns dos gatilhos dessas dores de cabeça, e manter um diário para observar padrões pode ser útil para identificar e tratar a condição.

É importante ressaltar que, atualmente, existem mais opções de tratamento disponíveis para ajudar no gerenciamento das dores de cabeça, oferecendo esperança para aqueles que sofrem com essa condição.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo