DestaqueUOL

Defesa do russo pede reconhecimento do direito à progressão de regime aberto em meio a investigações de espionagem.







Defesa de russo pede reconhecimento do direito à progressão de regime aberto

A defesa de Sergey Cherkasov, cidadão russo preso no Brasil, solicitou o reconhecimento do direito à progressão de regime aberto. Atualmente, Cherkasov está cumprindo pena na Penitenciária Federal de Brasília. Além disso, ele está sendo investigado pela Polícia Federal por possíveis atos de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção.

De acordo com o parecer da defesa, “não se pode olvidar que, como esclarecido acima, há ordem cautelar de prisão, para fins de extradição, emanada do Pretório Excelso, de maneira que a concessão do regime aberto, tal com pleiteado, não poderia implicar na saída do postulante do presídio, até que emitida ordem em sentido inverso”.

Pena reduzida

Inicialmente, Sergey Cherkasov foi condenado a 15 anos de reclusão, em regime inicial fechado, bem como ao pagamento de 16 dias-multa. No entanto, a defesa recorreu da decisão da primeira instância.

Em julho, a 5ª Turma do TRF3 fixou a pena de Sergey em 5 anos, 2 meses e 15 dias, em regime semiaberto, além do pagamento de 50 dias-multa.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo