Agência BrasilDestaque

Passageiros em voos domésticos e internacionais atingem 112,6 milhões em 2023, um aumento de 15,3% em relação a 2022.

O setor aéreo teve um crescimento significativo em 2023, contabilizando 112,6 milhões de passageiros em voos domésticos ou internacionais, o que representa um aumento de 15,3% em relação a 2022, quando houve 97,6 milhões de passageiros. Os dados foram divulgados pelo governo federal, através do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O ministro destacou que o aumento do número de passageiros em voos nacionais foi de 9,2 milhões de pessoas, passando de 82,2 milhões em 2022 para 91,4 milhões em 2023. Já em viagens para e de outros países, houve um aumento de 5,8 milhões de passageiros, subindo de 15,4 milhões para 21,2 milhões. Segundo Costa Filho, houve um “importante crescimento nos voos internacionais.”

Esse aumento está relacionado ao crescimento da oferta de voos com origem ou destino em outros países, de 94 mil em 2022 para 122 mil em 2023. Além disso, as viagens domésticas também tiveram um aumento, passando de 730,7 mil para 789,3 mil. O ministro enfatizou que o desafio é ampliar o número de voos internacionais, destacando que o Brasil está em rota de crescimento.

Costa Filho também anunciou que o governo espera anunciar um planejamento de ao menos 100 novos aeroportos, incluindo oito no Estado do Amazonas, até a Semana Santa.

Além disso, o Ministério do Turismo divulgou uma pesquisa que aponta que um em cada três brasileiros pretende viajar a lazer até março deste ano. A preferência dos brasileiros é a combinação de sol e praia, representando 51% dos viajantes, de acordo com o levantamento “Tendências de Turismo”. Os destinos preferidos para as férias são as cidades do Nordeste e Sudeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Ceará.

A pesquisa também revelou que a maioria dos brasileiros pretende viajar em família e que os locais que mais desejam conhecer são Salvador, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Lençóis Maranhenses e Florianópolis. Enquanto isso, o ministro Celso Sabino informou que quase 20% dos entrevistados que irão viajar até março compraram as passagens da viagem de verão nos meses de novembro e dezembro, mostrando que muitas pessoas estão decidindo sobre a viagem em cima da hora.

A expectativa é de que o setor turístico continue com um bom desempenho nos próximos anos e que o número de passageiros continue a crescer, atendendo às expectativas do governo e dos empresários do setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo