DestaqueUOL

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discute relação com Congresso e suspensão de isenção fiscal para líderes religiosos no Roda Viva.




Ministro da Fazenda Fernando Haddad participa do programa Roda Viva

Na noite desta segunda-feira (22), o programa Roda Viva terá a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O político falará sobre a relação do governo federal com o Congresso no início deste ano.

A editora executiva do jornal O Globo, Flávia Barbosa, destacou quatro embates ocorridos somente neste mês de janeiro, incluindo temas como desoneração da folha de pagamento, veto ao calendário do pagamento de emendas, veto de cerca de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares e a discussão sobre o imposto de renda para pastores.

Em relação à relação com o Congresso em 2024, Haddad afirmou: “Eu não tenho uma relação ruim com o Congresso. Em todo o ano passado, por mais que fosse situação e o tema tratado, nós conseguimos superar com diálogo todas as dificuldades. Eu penso que vai ser da mesma forma agora, acordos já foram feitos e que precisam ser honrados, e eu creio que serão honrados”.

Na última semana, o Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, suspendeu uma decisão do governo Bolsonaro que garantiu isenção tributária sobre salários de ministros de confissão religiosa, como pastores, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o que gerou repercussão negativa entre a Bancada Evangélica no Congresso.

Em relação a essa decisão, Haddad apontou: “Em relação aos pastores, foi feita uma baita confusão. Há uma lei, que vai ser cumprida. O secretário de receita do governo anterior fez um parecer e expandiu os efeitos dessa lei. O Tribunal de Contas abriu um procedimento investigatório, e é dever do controle externo fazê-lo, apurar aquele episódio no meio da eleição”.

Sobre a decisão de suspender a isenção fiscal para líderes religiosos, Haddad afirmou que a medida foi elogiada pelos próprios líderes religiosos.

A bancada do programa Roda Viva é composta por jornalistas de renome, incluindo Flávia Barbosa, Fernando Exman, Adriana Fernandes, Fernando Nakagawa, e Martha Beck. Os desenhos são feitos pelo cartunista Luciano Veronezi em tempo real.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no aplicativo Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo “Twitter”), YouTube, Tik Tok e Facebook.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo