
Retomada de operações policiais em São Paulo causa polêmica
O jornalista Reinaldo Azevedo criticou publicamente a decisão do Secretário de Segurança Pública de São Paulo, General Derrite, em retomar as operações policiais na cidade. Segundo Reinaldo, essa medida é um péssimo caminho para combater o crime e acaba legitimando a violência.
“A fala do Derrite sempre dá a entender que ‘já que matou um dos nossos, agora nós vamos matar alguns deles’. Quando ele faz esse raciocínio ele legitima o crime e reconhece a instância do crime e fica um nós contra eles. Essa lógica tinha desaparecido da polícia de São Paulo ao longo dos anos, e no geral, é uma polícia eficiente e capaz. Mas à medida que ele vem com essa lógica, instaura-se uma espécie de vale tudo.” – Reinaldo Azevedo
Durante o programa, o colunista do UOL também explicou que as operações policiais necessitam de planejamento e, por isso, a tendência é que as novas Operações Escudo gerem apenas mais violência.
“Quando se faz operações especiais é necessário planejamento, ela não é feita da noite para o dia e isso me foi dito por policiais. Uma operação policial decorre primeiro de uma atividade de inteligência e demora algum tempo para saber qual é o problema, quais são as pessoas envolvidas e qual é a maneira de agir.” – Reinaldo Azevedo
A polêmica em torno das operações policiais em São Paulo levanta questões sobre a eficácia e a legitimidade das ações adotadas pelas autoridades de segurança pública. O Olha Aqui!, programa que vai ao ar às segundas, quartas e quintas, às 13h, continuará acompanhando de perto as discussões sobre esse tema tão relevante para a sociedade.