Agência BrasilDestaque

Chuvas causam quatro mortes em São Paulo, além de deixar mais de 500 desabrigados e 60 desalojados em 19 municípios.

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo desde a última sexta-feira (19) causaram a morte de quatro pessoas e deixaram um saldo de 545 desabrigados e 60 desalojados, além de terem ocasionado 212 quedas de árvores e 27 quedas de postes em 19 municípios. As informações são da Defesa Civil do estado.

A situação também resultou em um trágico acidente no sábado, quando oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, em Praia Grande, segundo a defesa civil municipal. Uma mulher de 60 anos não resistiu, enquanto as demais tiveram ferimentos leves e receberam alta médica.

Outro incidente ocorreu em Sorocaba, onde um veículo com dois ocupantes foi arrastado pelas águas. Um deles conseguiu sair e permanecer sobre o carro, mas o outro ficou preso e não resistiu, apesar do resgate pelo Corpo de Bombeiros.

As outras duas mortes aconteceram em Limeira, na sexta-feira (19), quando duas mulheres foram arrastadas pela enxurrada e, apesar do resgate, não sobreviveram.

Em resposta à situação, a Defesa Civil do estado enviou ajuda humanitária para Sorocaba e Socorro, que foram fortemente impactadas pelas chuvas. Foram disponibilizadas cestas básicas, kits de higiene, kits de limpeza e kits dormitórios para as duas cidades.

De acordo com a Defesa Civil, de 1 de dezembro de 2023 até 22 de janeiro deste ano, o estado registrou 10 mortes causadas pelas chuvas, uma queda em comparação com as 22 mortes registradas no mesmo período do ano anterior. Outro dado relevante é que a maioria das mortes ocorridas durante as chuvas se deram por enxurradas.

Diante desses trágicos acontecimentos, a população também foi alertada sobre a proteção contra raios. O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) forneceu orientações sobre abrigos seguros durante tempestades com raios, como manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas, além de recomendar opções mais seguras em veículos e praias.

Assim, a situação das chuvas fortes em São Paulo e as precauções necessárias para a população em relação aos raios se tornaram uma preocupação reconhecida por autoridades e população, que se mobilizam para enfrentar as consequências e prevenir novos acidentes decorrentes das intempéries climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo