Comando Vermelho e Violência em Jogos Online: A Polêmica do Roblox
Por: [Nome do Jornalista]
Recentemente, a presença do Comando Vermelho (CV) em jogos online tem gerado controvérsias. Similar ao que ocorre em outros jogos populares, como o GTA, esses ambientes virtuais permitem que os usuários atuem como “policiais” ou “bandidos”. G.B.*, mãe de um menino de 9 anos, relatou ao UOL que seu filho costumava se conectar a um servidor com amigos para participar das atividades do jogo.
De acordo com as mães consultadas pelo UOL, um dos mapas mais citados é o “Favela do Batatata” (com três ‘ta’ mesmo). No entanto, essa não é a única simulação de atividades criminosas encontrada nos servidores. Lojas de armas e roubos de carros também são cenários comuns nesses ambientes virtuais.
O delegado da Polícia Civil em São Paulo informou que o caso será encaminhado à Divisão de Crimes Cibernéticos para investigação. Segundo Rubens Nunes Paes, da 4ª Delegacia de Polícia, caso irregularidades sejam identificadas, os desenvolvedores do servidor podem ser intimados.
Do ponto de vista jurídico, um advogado ressalta que crianças não deveriam ter acesso a essas simulações. Ariel de Castro Alves, especialista em direitos da criança e do adolescente e conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), argumenta que os jogos deveriam ser avaliados pelo Departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.
O UOL buscou contato com representantes legais do Roblox no Brasil para comentários sobre o assunto. A empresa foi contatada por e-mail, porém não respondeu até a publicação desta reportagem. Também não se sabe quem são os desenvolvedores dos mapas mencionados.
*O UOL optou por não divulgar os nomes das mães para proteger a identidade das crianças.