Agência BrasilDestaque

5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro debate futuro da cultura e criação de políticas públicas.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec) está em ritmo acelerado com a realização da etapa final da 5ª Conferência Estadual de Cultura, que tem como tema central “Democracia e Direito à Cultura”. Os encontros estão previstos para terça, quarta e quinta-feira desta semana e prometem movimentar o cenário cultural do estado.

Nestes dias, os debates vão abordar conceitos e perspectivas sobre o futuro da cultura no Rio de Janeiro, contando com a participação dos delegados eleitos durante as conferências municipais e encontros setoriais realizados no segundo semestre do ano passado. O evento tem como objetivo reunir representantes da sociedade civil e do poder público para traçar diretrizes que irão auxiliar na criação de políticas públicas voltadas para diversas áreas culturais, como literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural.

Além disso, as demandas locais identificadas durante o evento serão levadas para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorrerá em março, marcando o retorno do evento após um hiato de dez anos. O ponto de partida da conferência estadual será no Teatro Riachuelo, localizado no centro do Rio, às 14h, enquanto os dois últimos dias serão reservados para a formação de grupos de trabalho e a plenária final, que serão realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a partir das 9h.

Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, ressalta a importância do evento como um espaço democrático de discussão, com ampla participação popular. “Temos como prioridade, nessa etapa, discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, tendo o conselho, o plano e o fundo como seus principais pilares”, afirma.

As etapas anteriores da conferência também foram marcadas por uma grande mobilização cultural em todo o estado. No ano passado, foram realizadas 65 conferências municipais e três intermunicipais, resultando em mais de 90% de adesão dos municípios ao processo inicial. Em dezembro, a primeira etapa da Conferência Estadual de Cultura foi realizada de forma online, envolvendo três dias de diálogos temáticos abertos ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A expectativa é que a etapa final reúna mais de 600 profissionais da cultura credenciados, além de convidados. A comissão organizadora do evento acredita que a Conferência irá contribuir de forma decisiva para os rumos da cultura no estado e nos debates políticos sobre o Plano Estadual de Cultura, além de avaliar o que foi construído até aqui e determinar ações para os próximos dois anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo