Observatório do Valongo da UFRJ divulga guia com fenômenos astronômicos para 2024 e resgate da contemplação celeste

O guia apresenta de forma acessível e simples as datas e detalhes sobre eventos como chuvas de meteoros, passagens de cometas e o brilho de estrelas. Além disso, o documento traz mapas celestes que auxiliam na localização dos corpos celestes durante a observação.
Ao longo do ano, estão previstas nove chuvas de meteoros e a passagem de seis cometas, que poderão ser visualizados com o auxílio de binóculos ou pequenos telescópios. Além disso, o guia também destaca a ocorrência de dois eclipses, um lunar e outro solar, ambos parciais, que serão visíveis em algumas regiões do Brasil em 2024.
O material, produzido desde 2016, não se limita apenas a informações sobre fenômenos astronômicos. Ele também oferece explicações detalhadas sobre o sol, os planetas do sistema solar, as galáxias, as paisagens cósmicas e a lua, incluindo ilustrações que facilitam a compreensão desses temas.
Além disso, o guia apresenta um pouco da história e do acervo do Observatório do Valongo, que é o segundo observatório mais antigo do Brasil, fundado em 1881. A intenção é proporcionar ao leitor um mergulho no universo da astronomia, oferecendo um conteúdo informativo e rico em detalhes.
Com isso, o Observatório do Valongo busca atingir o público interessado em astronomia, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre os fenômenos celestes e incentivando a observação do céu. O guia é uma ferramenta importante para aqueles que desejam se aventurar no estudo da astronomia e apreciar a beleza do cosmos.