DestaqueUOL

Ex-procurador da Lava Jato é eleito deputado e pode enfrentar insegurança sobre sua candidatura à prefeitura de Curitiba.







Artigo Jornalístico

Dallagnol não poderia ter pedido exoneração do Ministério Público Federal e se candidatado a deputado. O ex-procurador respondia a 15 procedimentos sobre sua conduta na Lava Jato. Ele concorreu a uma vaga na Câmara pelo Podemos na eleição de 2022 e se elegeu como o mais votado do Paraná, com mais de 340 mil votos.

Situação do ex-deputado é de insegurança. Apesar de ter cassado o mandato, o TSE não decidiu se ele também está inelegível pelos próximos oito anos. Neste caso, ele estaria proibido de disputar a prefeitura da capital paranaense neste ano.

Deltan filou-se ao Novo em setembro do ano passado e, desde então, tem falado em concorrer à prefeitura de Curitiba. Em entrevista ao jornal O Globo, ele disse estar “em aberto a possibilidade de ser candidato”. “Não descarto colocar meu nome à disposição para concorrer”, falou.

O UOL entrou em contato com Deltan Dallagnol para pedir um posicionamento, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Ex-procurador envolvido na Lava Jato se elege como deputado mais votado do Paraná

Deltan Dallagnol, ex-procurador do Ministério Público Federal, surpreendeu ao se candidatar e se eleger como o mais votado na eleição para a Câmara dos Deputados em 2022. Sua candidatura gerou polêmica devido aos 15 procedimentos sobre sua conduta na Lava Jato, levantando questionamentos sobre sua elegibilidade.

Apesar de ter cassado o mandato, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não decidiu se Dallagnol está inelegível pelos próximos oito anos, o que pode impactar sua possível candidatura à prefeitura de Curitiba. Sua filiação ao partido Novo também gerou especulações sobre uma potencial candidatura para o cargo de prefeito.

O ex-deputado, em entrevista ao jornal O Globo, declarou estar “em aberto a possibilidade de ser candidato”, mantendo sua postura de considerar futuras candidaturas. O UOL tentou contato com Dallagnol para obter um posicionamento, porém, não obteve resposta até o momento.

Em resumo, a entrada de Deltan Dallagnol na política tem gerado expectativas e incertezas, especialmente devido ao seu histórico na Lava Jato e os procedimentos pendentes em sua conduta. Sua possível candidatura à prefeitura de Curitiba também está em pauta, aguardando definições do TSE quanto à sua elegibilidade.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo