DestaqueDiário do Rio

Clube do Samba celebra 45 anos: Conheça a história e as comemorações com a família Nogueira



Clube do Samba celebra 45 anos e prepara uma série de ações comemorativas para 2024

Foto de Clarisse Nogueira

Clarisse Nogueira, 45 anos, advogada, carioca, moradora do Recreio dos Bandeirantes, é a gestora e produtora do Clube do Samba, que está completando 45 anos em 2024.

O Clube do Samba, patrimônio imaterial da cultura brasileira, nasceu como um espaço de resistência à “invasão” da música americana no país. João Nogueira criou o Clube com o objetivo de fortalecer as raízes brasileiras em meio às estações de rádio e televisão que privilegiavam apenas as músicas de discoteca americana.

Neste ano, a Família Nogueira lançará o Clube do Samba 45 anos, um movimento especial que promoverá uma série de ações ao longo do ano, como rodas de samba, bloco de carnaval, espetáculos musicais e oficinas para crianças.

“O nosso objetivo é que o Brasil conheça o que é o Clube do Samba. Muito mais que um movimento, o clube traz entretenimento, cultura e promove um projeto social que atende gratuitamente cerca de 120 crianças no subúrbio do Rio”, explica Clarisse Nogueira.

Entre as atividades comemorativas, destaca-se o Baile do Clube do Samba, comandado por Diogo Nogueira e convidados, na quinta-feira, dia 08 de fevereiro de 2024. Já na terça de Carnaval, dia 13 de fevereiro, o Bloco de Carnaval fará seu tradicional desfile na Praia de Copacabana, na Avenida Atlântica.

No segundo semestre de 2024, haverá a estreia do musical “Através do Espelho”, que contará toda a trajetória de João Nogueira e o Clube do Samba em um espetáculo único. Diogo Nogueira interpretará seu pai na superprodução. O musical tem direção geral e produção de Fernando Campos e Clarisse Nogueira, enquanto Gustavo Gasparini assina o roteiro e a direção artística.

Além disso, está previsto o lançamento do livro “É Disso Que O Povo Gosta!”; uma exposição no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier (Rio de Janeiro); e oficinas para formar e capacitar jovens talentos, através do Clubinho do Samba, oferecendo inclusão, diversidade, qualidade de vida e cidadania.

Para completar, haverá o musical infantil “Nogueirinha – João Nogueira Para Pequenos”, que faz parte do projeto Grandes Músicos Para Pequenos, de Diego Morais e Pedro Henrique Lopes. O objetivo é contribuir para a formação de novos apreciadores do samba, perpetuando a cultura brasileira para as próximas gerações.

Que todos os cariocas possam fazer coro junto à família Nogueira, para que mais e mais pessoas conheçam suas raízes e histórias, perpetuando o samba, que é a cara do Rio e representa todo o Brasil.

Receba notícias no WhatsApp

Entrar no grupo do WhatsApp


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo