Inep aplica Encceja 2024 para Pessoas Privadas de Liberdade em unidades prisionais e socioeducativas de todo o país.

As provas estão sendo aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado, além do Distrito Federal, de acordo com um termo de acordo de adesão firmado com o Inep.
O Encceja avalia os conhecimentos, competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade adequada, sendo no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio até a data da realização do exame. A participação no exame é voluntária e gratuita para aqueles nesta situação.
O Encceja PPL 2024 conta com quatro provas objetivas para cada nível de ensino. No primeiro dia, os candidatos ao ensino fundamental respondem questões de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. No segundo dia, os candidatos ao ensino médio serão avaliados em ciências da natureza e suas tecnologias, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.
Os gabaritos serão divulgados no dia 28 deste mês e os resultados serão conhecidos em 23 de dezembro, conforme o edital do Encceja PPL 2024. Desde 2002, o Encceja é uma oportunidade para obtenção da certificação do ensino fundamental e médio, representando também uma possibilidade para jovens e adultos interessados em retomar a trajetória escolar.
O exame aplicado pelo Inep serve como referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, além de auxiliar na implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação para esse público. Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.